quinta-feira, 7 de maio de 2009

Silêncio

Hoje, 07 de maio, dedicamos o dia ao Silêncio. É no silêncio que a natureza cresce e se desenvolve, que nosso corpo se transforma. O mundo gira, a imensidão do cosmo evolui. E esse é uma das coisas que todas as pessoas gostam, ou gostariam de ter e fazer, porém, não conseguem.

Silenciar, nada mais é, do que tornar o ambiente que você está sem ruídos. Não estamos falando de ruídos naturais (canto de pássaro, barulho de água, som do vento,...), mas sim, de barulhos feitos pelos homens (carros, buzinas, gritos, ....). Eis o grande desafio. Isolar-se deste tipo de coisas e contemplar a natureza no seu silêncio.

No dia a dia sempre buscamos "fugir", quando temos possibilidade, de nossas casas, da cidade, e ir para um lugar ermo, para passar um tempo de descanso. Sair da agitação, da correria da vida e parar, silenciar.

Quando somos convidados a silenciar, em um ambiente, parece que tem algo que nos atormenta. Ficamos agitados. A cabeça não para de pensar. Os pés não ficam quietos ou parados. Dá coceira em todo corpo. Ou melhor, nosso corpo não está acostumado a estar em repouso, em silêncio.

Os Meios de Comunicação divulgam que a meditação é um grande remédio para o corpo e para a alma, mas a grande dificuldade no meditar é silenciar-se. Existem técnicas, meios, textos que ensinam, cursos, mas, ficar em silêncio, muitas vezes, é uma tortura.

Mas temos que buscar e valorizar este grande meio de entrarmos em contato conosco mesmo e com a natureza, e por consequencia, com o próprio Deus da criação.

Silenciar é aceitar que a janela do ser entre em sintonia com a vida natural que nos circunda.

Hoje, não me despeço para não fazer muito barulho, então, bom silêncio a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário