terça-feira, 5 de maio de 2009

Dia das Comunicações


Hoje, é o dia Nacional e Internacional das Comunicações. Data do Nascimento de Marechal Rondon, responsável pela instalação de mais de dois mil quilômetros de linhas telegráficas em nosso país.

Comunicar é um ato humano, pois somente nós sabemos decifrar os códigos que temos. Quer dizer, quando conseguimos fazer isto. Na sociedade atual temos muitos ruídos que distorcem a capacidade de se comunicar com clareza e eficiência.

Gírias, sons estranhos, neologismos, "tribos urbanas", todos esses são características que permitem a não comunicação entre duas pessoas. Não estou falando entre duas pessoas que se conhecem, mas aleatoriamente.

Por causa disto, os mais velhos não compreendem os mais novos, e vice-versa. Torna-se assim, uma incompreensão que resulta em brigas, discussões sem motivos.

A comunicação foi feita para encurtar caminhos entre as pessoas. Imagina se tivéssemos que desenhar toda vez que queremos alguma coisa? Imagina para pedir uma informação de uma rua, um bairro, uma estrada rural? Demorariamos o triplo do tempo disponível.

As comunicações estão aí para serem usadas por todos. Tem-se, ainda, a questão da burocracia, mas para um país que se diz: Democracia, estamos longe de opinar e mudar as coisas. Mas não custa tentar. A internet, que é a evolução da comunicação humana, que atinge o mundo sem mesmo você precisar sair do lugar, então pode ser usada para dar o seu parecer, o seu grito de democracia absoluta.

Mas o livre-arbítrio aparece mais uma vez em questão. Se não souber utilizar com respeito, ética e responsabilidade, a internet pode cair no desuso de pessoas sérias e que querem ter este meio de comunicação popular e social para se expressar. Assim, ser preso a programas de TV, ou panfletagem, jornais, meios que são onerosos, vai ser uma consequência desastrosa.

Se a sociedade evolui com sabedoria, tudo seria mais fácil para se usar, aprender e ter. Comunicar é fazer-se presente no meio de uma sociedade que tem como objetivo a individualidade. Dê um grito de liberdade. Mostre que você existe. Comunique-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário