quinta-feira, 21 de maio de 2009

Dia da Nossa Língua


Dia do Português do Brasil, como é conhecido pelo universo da internet. Mas para que colocar um dia especial para a Nossa Língua Brasileira?

O grande desafio Nacional é que todos aprendam a língua vernácula. Porém, o que vemos por aí, são assassinatos da mesma em céu aberto. Poucas pessoas a domina com clareza e perfeição. Poucos sabem falar corretamente. Menos ainda a cultua como sendo uma raiz de nossa cultura e identidade. Ou seja, nem sabem o que é isto direito.

O dia Nacional tem como objetivo lembrar todos os brasileiros de que temos uma língua para ser falada, escrita e guardada como nossa. É o primeiro elemento que nos diferencia das outras nações, até mesmo aquelas que falam o português.

Hoje deveria ser um dia de feriado nacional pela cultura, por aquilo que temos de mais precioso. Somente assim as crianças, adolescentes, jovens e adultos que entram na net, saberiam da importância da mesma e não ficaria assassinando a nossa cultura.

Creio que a língua nacional está se perdendo. Ou melhor, os brasileiros estão se perdendo com a língua. Usam cada vez mais gírias, cada vez mais estrangeirismos. Tudo bem que estamos em um mundo globalizado, mas também, não vem ao caso de nos igualar a todos, principalmente naquilo que temos de mais importante, nosso cartão postal internacional.

Sabemos que o português é umas das línguas mais difíceis para se aprender, por sua variedade de palavras e regras. Mas também, temos que ter orgulho, pois com ela é que somos conhecidos através da música, dos livros, do cinema em todos os cantos do mundo.

Somos brasileiros. Somos o povo que fala o português do Brasil. E não um povo que tem que falar o inglês, japonês, ou outro idioma para se ter a identificação. A maior preocupação hoje está em ter que aprender outros idiomas para se dar bem no mundo do mercado. Porém, ninguém se preocupa em aprender o português para se dar bem, em textos, na comunicação.

Aprender é perpetuar. O que estamos fazendo com nossa língua? Cabe somente a nós responder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário