domingo, 10 de maio de 2009

O Outro


OUTRO, O
Autor: SCHLINK, BERNHARD
Tradutor: MICHAELLES, KRISTINA
Editora: RECORD
Páginas: 96



Depois de perder a mulher para o câncer, Bengt procura conforto nas tarefas mais simples do dia a dia. Até que recebe uma carta endereçada a ela e tudo o que viveram juntos desmorona. Percebendo a chance de manter viva a memória da esposa, Bengt começa a responder às cartas como se fosse Lisa. A cada nova carta, ele a redescobre. Entretanto, as mensagens não são suficientes e logo a empatia entre os dois e a curiosidade de Bengt fazem com que ele vá ao encontro do Outro.
------------------------
Opinião.

É um livro pequeno, que dá para se ler em um dia. Porém, com uma história instigante, que faz a gente pensar muito sobre quem está ao nosso lado.

Bem, não sou casado, porém, consigo me colocar na posição do personagem que sofre com a perda da esposa (uma primeira vez) e depois sofre com as descobertas de que seu casamento teve algo de mentira, de um Outro entre os dois.

Quantas pessoas descobrem isto, não após a morte. Como sofrem? Será que a vida é tão cruel assim, que faz com quem está ao nosso lado, para quem prometemos estar unido para sempre, acabar com uma carta. Atualmente, com um e-mail?

O engraçado desta obra, para mim, é que um dia depois de ler esse livro, eu fui ouvidor de uma história parecida. Porém, somente o sofrimento foi diferente. Não houve a curiosidade de ir conhecer o outro. A pessoa, vítima de tal fato, foi ao desespero e se não fosse a familia estar atenta, seria uma pessoa a menos no mundo.

O amor realmente pode matar. Matar sonhos. Matar pessoas. Matar lembranças, coragem. Se fossemos fiéis ao que dizemos, muitas mortes teriam sido evitadas. Corações não estariam partidos. Pessoas não teriam sumido para sempre da realidade.

O resultado de tudo isto? No livro a trama é muito simples, não tem muita emoção, não tem muitas consequências. Mas sei que no real é muito pior. Depressão, pânico, perda de confiança no outrem, perda de sonhos, individualismo, sensação de perda absoluta. E para muito destas não se tem remédio. Confiar em alguém, posterior ao fato, é a pior coisa.

Então, tome cuidado para não encontrar um Outro na tua vida. E, o pior de todos, não seja um Outro na vida de pessoas que sonham, que vivem, que querem viver sempre.

Leiam, vale a pena, leitura é tudo para crescer a memória e a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário