quarta-feira, 13 de maio de 2009

Escravidão


Hoje, dia muito importante na memória da comunidade negra, de nosso país. Dia em que a Lei Abolucinista, Áurea, foi assinada. Com o descobrimento do Brasil, a escravidão foi o meio que os portugueses encontraram para alavancar a exploração das terras do país. Como não conseguiram dominar os índios, se sujeitaram a traficar os negros para fazer o trabalho pesado.

Porém, depois de 300 anos, a lei que proibia a escravidão no Brasil, ou seja, o reconhecimento de que o negro também é gente e precisa ter seus direitos reservados, foi assinada. Temos que nos voltar para esta lei e coloca-la em prática, pois o que vemos é que a escravidão ainda não foi realmente abolida.

Negros que se submetem a maus tratos, por causa de um preconceito forte, de pessoas que se dizem puras, superiores. Escravos que se sujeitam a trabalho pesado, por um salário de miséria, para sobreviver.

Onde é que foi escrita e assinada esta lei mesmo?? Será que foi no Brasil? Por que ela não é colocada em prática? Ah! Já sei, o papel aceita tudo. Porém, somos convidados a mudar tudo isto. Não com projetos que aumenta o preconceito, e nao com preconceitos que atrapalham tudo. Mas sim, com a nossa real consciência de igualdade.

Somos todos humanos, nascidos de mulheres, e temos o direito de ter voz, vez e lugar, e tudo isto com dignidade.

Datas são importante para lembrar fatos. Mas será que estes fatos são questionantes? Mudificam a nossa cabeça? Então fica ai a vontade de mudar tudo e transformar este mundo em algo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário