quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Uma noite de tempestade



Uma noite de tempestade, há muitos anos, fez um homem idoso e sua esposa pararem em uma recepção de um pequeno hotel, na Filadélfia. Tentando obter abrigo da forte chuva, o casal se aproxima do recepcionista e pergunta:
“Pode nos dar um quarto?”.
O empregado, um homem atento, com um sorriso morno lhes diz:
“Há três convenções simultâneas na Filadélfia… Todos os quartos, do nosso hotel, e de outros estão lotados”.
O casal se angustiou, pois era difícil que a esta hora e com estes tempo horroroso fosse conseguir onde passar a noite. Mas o empregado disse:
“Vejam…, não posso manda-los embora com esta chuva. Se vocês aceitarem, posso oferecer-lhes meu próprio quarto”.
O casal rejeitou, mas o empregado insistiu voluntariamente e, finalmente, terminaram aceitando seu quarto.
Na manhã seguinte, ao pagar a conta o homem pediu para falar com ele e disse-lhe:
“Você é o tipo de Gerente que eu teria em meu próprio hotel. Talvez algum dia construa um hotel para devolver-lhe o favor que nos fez”.
O recepcionista tomou a frase como um elogio e se despediram amigavelmente.
Passaram-se dois anos e o emprego recebe uma carta daquele homem, no qual recordava o fato e enviava uma passagem de ida e volta a New York com o pedido expresso de que os visitassem. Com certa curiosidade o empregado não desprezou esta oportunidade de visitar gratuitamente New York e foi até la.
Nesta ocasião, o senhor idoso o levou à esquina da Quinta Avenida com a 34 e indicou com o dedo um imponente edifício de pedra avermelhada e disse-lhe:
“Este é o Hotel que eu construí para você”.
O recepcionista olhou aturdido e disse:
“É uma piada, não é?”.
“Pode assegurar-se que não”, contestou com um sorriso cumplice do homem idoso.
E assim foi com o William Waldorf Astor construiu o Waldorf Astoria original e contratou o seu primeiro gerente, de nome Georg C.
Obviamente, Georg C. Boldt não imaginou que sua vida estava mudando para sempre, quando fez aquele favor para atender ao velho Waldorf Astor naquela noite de tempestade. Não temos muitos “Waldorf Astor” no mundo, mas um chefe satisfeito ou um cliente surpreendido podem equivaler a nosso Waldorf Astoria pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário