domingo, 6 de janeiro de 2013

O Messias disfarçado



Havia um monastério no qual a piedade havia decaído. Não é que os monges foram maldosos, mas sim que na casa havia uma espécie de grande aborrecimento, que os monges não pareciam felizes, ninguém queria nem estimava a ninguém e isto se notava na vida diária, como se fosse uma capa espessa de mediocridade.
Tanto que um dia o Abade foi visitar a um famoso sábio, com fama de santo, que, depois de ouvi-lo e refletir, disse-lhe:
“O problema, irmão, é muito claro. No teu monastério todos cometeram um grande pecado. Resulta que entre vós vive o Messias camuflado, disfarçado, e ninguém de vós se deu conta disto”.
O bom Abade regressou, preocupadíssimo, a seu monastério porque, por um lado, não podia duvidar da sabedoria daquele santo, mas, por outro, não poderia imaginar quem dentre os seus companheiros, poderia ser o Messias disfarçado.
Acaso seria o mestre do coro? Impossível. Era um homem bom, mas era vaidoso, creio. Seria o mestre dos noviços? Não, não. Era também um bom monge, mas era muito duro, irascível. Impossível que fosse o Messias. E o irmão porteiro? O cozinheiro? Repassou, um por um, a lista de seus monges e a todos ele encontrava um monte de defeitos. Claro que – disse a si mesmo – si o Messias estava disfarçado, poderia estar disfarçado atrás de alguns defeitos aparentes, mas ser, por dentro, o Messias.
Ao chegar ao seu convento, comunicou a seus monges o diagnostico do santo e todos seus companheiros se puseram a pensar quem deles poderia ser o Messias disfarçado. E todos, mais ou menos, chegaram às mesmas conclusões do seu Abade. Mas, por acaso, começaram a tratar todos melhor a seus companheiros, a todos, não queriam ofender ao Messias. E começaram a ver que tinham mais virtudes do que eles suspeitavam.
E, pouco a pouco, o convento foi enchendo-se de amor, porque cada um tratava a seu vizinho como si o mesmo fosse Deus mesmo. E todos começaram a ser verdadeiramente felizes, amando e sentindo-se amados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário