sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Martin: o homem mais feliz do mundo

Martin era um humilde sapateiro de um pequeno povoado da montanha. Vivia sozinho. Havia anos que ficara viúvo e seus filhos havia para a cidade em busca de trabalho.

Martin, toda noite, antes de ir dormir lia um trecho dos evangelhos em frente ao fogo da lareira. Aquela noite despertou-se assustado. Ouviu claramente uma voz que lhe dizia: “Martin, amanhã Deus virá te ver”.

Levantou-se, mas não havia ninguém na casa, nem fora, é claro, nestas horas da fria noite…Levantou-se muito cedo e limpou e abriu sua sapataria. Deus devia encontra-lo todo perfeito. E se pôs a trabalha diante da janela, para ver quem passava pela rua. Depois de um tempo viu passar um mendigo vestido em farrapos e descalço. Compadecido, levantou-se imediatamente, e o fez entrar em sua casa para se aquecer um pouco junto ao fogo. Deu-lhe um copo de leite quente e preparou um pacote com pão, queijo e fruta, para o caminho e deu-lhe uns sapatos. 

Levou outro tempo trabalhando, quando viu passar uma jovem viúva com seu filho, mortos de frio. Também os fez entrar. Como já era meio dia, fez eles sentar à mesa e deu-lhe um prato de sopa que havia preparado,  caso Deus quisesse comer. Também, foi buscar roupas da sua mulher e outros de seu filho e deu à jovem senhora para que não passassem mais frio.

Passou a tarde e Martin se entristeceu, porque Deus não aparecia. De repente soou a campainha da porta e virou-se alegre crendo que era Deus. A porta se abriu com alguma violência e um bêbado entrou caindo. 

- Só me faltava esta! Veja, e se Deus vem agora… - disse o sapateiro. 

- Tenho sede! – exclamou o bêbado. 

Quando o bêbado foi embora já era muito tarde. E Martin estava muito triste. Deus não havia vindo. Sentou-se diante do fogo da lareira. Tomou os evangelhos e aquele dia o abriu às escuras. E leu: 

- “Porque tive fome e deste-me de comer, tive sede e deste-me de beber, estava nu e me vestistes… Cada vez que o fizestes com um dos meus pequeninos, é a mim que o fizestes…” 

O rosto do pobre sapateiro se iluminou. Claro que Deus havia o visitado! Não uma vez, mas sim, três vezes! E Martin, aquela noite, dormiu pensando que era o homem mais feliz do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário