quinta-feira, 23 de abril de 2009

Livro, um mundo a ser descoberto


Ler é umas das coisas mais importantes que o ser humano conquista no seu desenvolvimento. Porém, este é uma virtude que poucos, infelizmente, no Brasil se preserva. A leitura é a consequência do ensino que toda pessoa tem na escola.

Porém, quando se trata de leitura, vamos sempre lembrar em livro. Esse objeto de diversos tamanhos, formatos, escrito por diversas pessoas, e que podemos encontrar em muitos lugares. Ele é um mundo a parte da nossa realidade.

Graças aos escritores temos sempre um mundo para conquistar, um problema para resolver, uma solução a ser desvendada por nossa imaginação. Imaginação essa que nos transmite a mundos que não encontramos em lugar algum, a realidades que gostaríamos de viver, ou simplesmente ignorar. Animais fantásticos. Seres cativantes, repugnantes, amigáveis, raivosos, adoráveis.

Se ler é encontrar o mundo entre as páginas de algum livro, então o livro deveria ser a nossa aula de cada dia. Ele deveria ser colocado como a continuidade de nossa escola, da nossa faculdade, do nosso dia. Para, somente assim, descobrir-se, ajudar-se, a criar coragem pela luta de um mundo mais culto, mais inteligente, mais vivo.

Tem pessoas que encontram luzes para seu agir em filmes de cinema ou vídeo. Outros encontram com situações que passam por seus olhos, na tv, para dirigir seu dia. Ou ouvem algum fato para se interar da realidade, pelo Rádio. Mas a grande conquista que temos é desvendar todos estas coisas num único lugar. Em letras. Frases. Imagens que só mesmo o leitor pode criar em seu mundo de imaginação, cores.

Neste dia do livro, queria apenas que todo mundo tivesse acesso a um deles, em qualquer lugar. Que ao invés de se comprar um cigarro, ou outra coisa, fizesse deste o dia internacional da compra de um livro e lê-lo. Só assim teriamos o gosto de dizer, que, as pessoas leram, pelo menos, um livro este ano.

Viva o livro, fonte de saber e cultura.

2 comentários:

  1. É... um bom observador consegue exerciatr sua mente, ser criativo e progredir; e os livros, que guardam as observações humanas no decorrer da história, é duplamente vantajoso porque mexe com a imaginação...
    Que leiamos mais!

    ResponderExcluir
  2. Segundo José Elias, o livro é uma caixa de surpresa ele nos dá asas, imaginação tenho incentivado meus alunos a lerem mais

    ResponderExcluir