domingo, 19 de abril de 2009

Dúvida


Hoje, após uma semana da Páscoa, temos na liturgia católica o grande encontro de Jesus com Tomé. Tomé, conhecido como um apóstolo cético, duvidava da ressurreição de Jesus. Ao aparecer Jesus no meio dos seus apóstolos ele pede para Tomé tocar as suas chagas para, assim, acabar com a sua dúvida.

Há alguns anos, alguém recitou um pensamento de Segurs:"Dúvida é o começo da sabedoria". Com este pensamento, penso que é o início da Cientificidade. Duvidar é uma grande certeza, pois somente ela pode nos levar a buscar algo diferente ou, até mesmo, confirmar alguma coisa.

Se buscarmos a história da humanidade, veremos que tudo que é progresso, principalmente os científicos eles surgem da dúvida de alguma resposta conformista, ou da dúvida pessoal, sob o olhar da autonomia.

Querer ver com os próprios olhos. Querer saber como se faz. Querer aprender a todo custo. Sempre parte da dúvida que temos de conferir. Da capacidade de irmos além de nosso ínfimo conhecimento sobre o todo, sobre o universo, sobre quem está ao nosso lado.

Duvidar é a grande chance que temos para poder crescer na vida, na ciência. Duvidar é querer aprender sem parar, ir buscar uma resposta para os nosso questionamentos.

Com um filme, de título: "Dúvida", o autor coloca sempre a questão de que, mesmo que façamos qualquer coisa, ainda assim, sempre teremos dúvidas em relação às nossas certezas, nosso pensar. A freira, que tanto afirmava algo sobre o padre, no final de tudo ainda se martiriza por ter Dúvida.

Acreditar sem mesmo ver é para poucos, mas também duvidar e ir atrás de certezas, é para menos pessoas ainda. Por isso a ciência busca sempre novos questionamentos, novas dúvidas quanto ao mundo, ouniverso, a vida.

Se o pensamento de Segurs for verdadeiro, então, Tomé, o apóstolo, ele foi o maior sábio dos apóstolos. E pergunto ainda, estamos buscando respostas ás nossas dúvidas, ou apenas aceitamosas dúvidas dos outros como uma certeza, para não nos locomovermos a busca do saber?

Saber é o grande elemento da vida, porém, nunca saberemos de tudo, mas não custa tentar saber um pouco mais do que todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário