terça-feira, 14 de abril de 2009

Café


Hoje, dia internacional do Café, bebida muito consumida pelo mundo inteiro, trago aqui apenas uma curiosidade sobre a origem do café. Espero que gostem.

A lenda de Kaldi

Diz a lenda que o café foi descoberto por um jovem pastor de cabras da cidade de Kaffa, na região da atual Etiópia. Mesmo assim é difícil determinar quando o café foi identificado como bem de consumo ou quem preparou a primeira infusão, sabemos apenas que a história popular aponta para meados do século III, tendo Kaldi como personagem de um feliz acaso.

Conta-se que ele ficou intrigado com a vitalidade das cabras que comiam folhas e frutos de um arbusto comum nas montanhas abissínias, elas ficavam saltitantes e conseguiam percorrer longas distâncias sem demonstrar sinais de cansaço ou qualquer outra reação. Para observar melhor, Kaldi passou a alimentar o rebanho com os frutos vermelhos e, ao final de alguns dias, também quis experimentar. Como você deve imaginar, o pastor gostou do efeito estimulante que os frutos proporcionaram. Sentiu-se alegre, bem disposto, e passou a mascar café todos dias, principalmente para resistir ao sono nas noites de oração. Ele contou sua descoberta para um dos monges do monastério local e a notícia não demorou a romper fronteiras.

O curioso é que apesar do nome de batismo ser semelhante ao da cidade onde a história começa, a palavra café deriva da palavra árabe qahwa, que significa vinho. Os árabes foram os primeiros a cultivar cafezais e pioneiros no hábito de beber café. Daí o nome científico de uma das espécies mais importantes, a Coffea arabica, e a razão por que o café foi chamado de “vinho da Arábia” pelos europeus. Registros históricos datam os primeiros cultivos em 575 d.C., no Iêmen, mas a bebida que conhecemos hoje surgiu no século XVI, quando os persas começaram torrar grãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário