quarta-feira, 11 de março de 2009

Coração de Tinta

SINOPSE: Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável - quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado 'Coração de tinta'. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.
-------------------------------
Opinião:
Leitura fácil, com um conteúdo muito criativo, cativante. É um livro que voce começa a ler e não quer mais parar... A criatividade do autor, de falar de um outro livro, onde os personagens toma vida, a partir da leitura feita por Mo, um homem que tem a capacidade de ler e dar vida real aos personagens.
A trama é muito bem montada, como uma aventura onde a realidade se mistura com a ficção, ou seria, a ficção se torna realidade, através dos personagens.
Atualmente, não temos muito a capacidade de imaginar, pois gostamos de tudo "mastigado", por meio da internet, da televisão. As histórias que lemos não nos remete a um universo que pode ser tornar real ao nosso lado.

Se a vida fosse igual a realidade, mesmo sabendo o fim dela, saberíamos, ou melhor, daríamos mais valor a aquilo que lemos e contamos, pois o universo da leitura, das frases, das letras, é um mundo que temos que parar, refletir e atualizar. Somente assim um livro vai ser, de fato, uma história que comove, realiza e diverte.

Vale a pena ler, pois a leitura dignifica a alma..

2 comentários:

  1. Realmente, as pessoas querem pegar tudo mastigado.
    Embora ainda existam muitas pessoas como você, que ainda mantém o bom hábito da leitura de um livro.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Louan...
    se a leitura no Brasil, fosse algo incentivado nas escolas e faculdades, o país seria outro...

    ResponderExcluir