sexta-feira, 20 de março de 2009

Sete Vidas


Sete Vidas Seven Pounds EUA, 2008 - 118 minDrama
Direção
: Gabriele Muccino
Roteiro
: Grant Nieporte
Elenco: Will Smith, Rosario Dawson, Woody Harrelson, Barry Pepper

SINOPSE

Drama emocional sobre homem que decide ajudar sete pessoas estranhas a mudarem suas vidas. Will Smith voltando a trabalhar com Gabriele Muccino, diretor de "À Procura da Felicidade".

----------------------------
Todo mundo, que vi por aí, critica este filme. Aqui não vou levar pela arte de Will Smith, o seu tipo de papel, mas sim faço minha análise pelo fato do roteiro ser questionador.

Estamos em uma fase que doar órgãos é um requisito médico, ou até mesmo, nos é pedido que façamos isto quando formos morrer. Porém, o grande questionamento é: "Será que quem vai ter os meus órgãos são pessoas idôneas"?

Não corremos atrás das pessoas que vamos fazer a doação, pois não sabemos quem serão, tudo corre em uma lista oculta que somente quem sabe, não sabe se vai estar vivo amanhã.

Doar é uma necessidade, é uma ajuda, porém, conhecer as pessoas que vão ser ajudadas deve ser algo que não vem muito a prejudicar a nossa decisão. Se isto acontecesse, creio que muita gente não poria seu corpo a disposição.

A dignidade das pessoas, que o autor Will Smith, busca em seus ajudados, é um fato que, creio eu, muita gente gostaria de fazer! Ajudar sem olhar, sem saber o que está se ajudando, muitas vezes deixa as pessoas com uma disconfiança, sendo assim, não o fazem.

A ciência poderia resolver tudo isto, se fosse permitido avanços biotecnológicos, por outro lado, brincar com o corpo humano, sei que é complicado. Não podemos virar mercado de órgãos, como vários livros de ficção retratam. Mas podemos ser conscientizadores da vida, da necessidade de ajudar e transformar o mundo.

A atitude do personagem é louvável. Tudo bem que ele faz isto por causa de um peso na consciência, mas tirando este detalhe, o morrer se torna algo que une e dá chances a outras pessoas continuarem seu caminho, seus sonhos, seus projetos, sua vida.

O filme, para eu, é ótimo! Assita, vale as lágrimas que caem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário