terça-feira, 3 de março de 2009

Assédio Sexual



SINOPSE: -


Tom Sanders é um pacato pai de família. Ele acredita na felicidade do seu casamento e na possibilidade de ascender na sua bem-sucedida carreira de executivo da DigiCom, uma empresa que desenvolve sistemas de computador. Justamente quando crê ter chegado a sua vez de ser diretor, descobre que foi escolhida uma mulher para o cargo, Meredith Johnson. Ele já a conhece, afinal, tiveram uma ligação no passado. Mas o que à primeira vista poderia parecer uma disputa meramente profissional, causada por uma reação machista, logo se transforma numa acusação de assédio sexual e num mistério a ser desvendado.


------------------------


Sei que pode ser um assunto muito antigo, quer dizer, um livro antigo, que até tem o filme. Mas como para conhecer, tem que ler.


Ganhei este livro recentemente. Achei-o fantástico. A escrita é firme, simples, de fácil compreensão, e com uma temática que nunca deixará de ser velha: O Assédio Sexual.


Hoje, não se está mais falando em assédio sexual, propriamente dito, mas fala-se muito de Assédio Moral. Como trabalho em uma livraria, este é um dos assuntos mais pesquisados pelos estudantes de direito que estão fazendo monografias. Eu, em 2008, ajudei um amigo a fazer o seu trabalho na área. Vi muitas características. Eu, particularmente, fiz muitos questionamentos. Por que este tipo de coisa não existia no passado? Por que tem que muitas pessoas sofrerem abusos para se tornar lei, algo que acaba com a moral da pessoa?


Não cheguei a uma resposta concreta, mas lendo o livro acima, percebi que tudo não passa de um interesse de poder, muitas vezes, pois o crime, propriamente dito, somente acontece quando há uma relação de poder. Isto é, o dominador sobrevalece ao subordinado. O medo de perder o poder. O medo de ser inferior. O medo de não conseguir dominar o outro. Faz com que a pessoa deixe de lado sua moral e busca a ter um situação de "reino animal", no qual, tem que mostrar quem manda, quem tem mais poder, quem tem que ser respeitado.


O problema de tudo isto é que as coisas quando vem à tona, tudo cai, o poder, o medo, a situação animalesca de ferocidade, de dominador. Porém, a pessoa afetada (dominado/subordinado) cai totalmente, e não há valor para apagar os conflitos, a psique, as marcas que ficaram.


Temos, ainda, que conscientizar as pessoas a denunciar este crime atroz. Temos que ser os amigos que apóiam estas pessoas a lutar pela sua dignidade, sua auto-confiança, seu valor.


Creio que somente assim, não veremos mais as coisas terríveis que acontecem na sociedade. Crianças sendo estupradas, menores grávidas, mulheres prisioneiras de seus amantes.

Um comentário:

  1. Conscientizar as pessoas que sofrem abuso(s)a denunciar já é feito.
    E a estimativa de pessoas que sofrem abusos calados é alarmante.

    ResponderExcluir