sábado, 31 de agosto de 2013

Uma lenda chinesa



Há muito tempo, uma jovem chamada Lili se casou e foi viver com o esposo e a sogra. Depois de alguns dias, não se entendia com ela. Suas personalidades eram muito diferentes e Lili foi irritando-se com os hábitos da sogra, que frequentemente a criticava.

Os meses passaram e Lili e sua sogra cada vez mais discutia e confrontavam-se. De acordo com uma antiga tradição chinesa, a nora tem que cuidar da sogra e obedece-la em tudo.

Lili, não suportando mais viver com a sogra, decidiu tomar uma decisão e visitar um amigo de seu pai. Depois de ouvi-la, ele tomou um pacote de ervas e disse-lhe: 

- “Não deverás usa-las de uma so vez para libertar-se da tua sogra, porque isto causaria suspeitas. Deverás dar-lhe varias ervas que irão lentamente envenenando a tua sogra. Cada dois dias porá um pouco destas ervas em sua comida. Agora, para ter certeza de quando ela morrer ninguém suspeitará de ti, deverás ter muito cuidado e aja de forma amigável. Não discutas, ajuda-a a resolver seus problemas. Lembre-se, tem que escutar-me e seguir todas minhas instruções”. 

Lili respondeu: 

- “Sim, Sr. Huang, farei tudo o que o me pede”. 

Lili ficou muito contente, agradeceu o Sr. Huang, e voltou apressadamente para dar início ao projeto de assassinar sua sogra.

Passaram as semanas e a cada dois dias, Lili servia uma comida especialmente tratada a sua sogra. Sempre se lembrava o que o Sr. Huang lhe havia recomendado sobre evitar suspeitas. E assim controlou seu temperamento, obedecia a sogra e a tratava como se fosse sua própria mãe.

Depois de seis meses, a casa inteira estava completamente mudada. Lili havia controlado seu temperamento e quase nunca se aborrecia. Nestes meses, não havia tido discussões com sua sogra, que agora parecia muito mais amável e mais fácil de lidar com ela. As atitudes da sobra também mudaram e ambas passaram a tratar-se como mãe e filha.

Um dia Lili foi novamente procurar o Sr. Huang, para pedir-lhe ajuda e disse-lhe:

- “Querido Sr. Huang, por favor, ajuda-me a evitar que o veneno mate a minha sogra. Ela se transformou em uma mulher agradável e a amo como se fosse minha mãe. Não quero que ela morra por causa do veneno que me deu”.

O Sr. Huang sorrieu e moveu a cabeça:

- “Lili, não tem porque se preocupar. Tua sogra não mudou, quem mudou foi você. As ervas que lhe dei, eram vitaminas para melhorar a sua saúde. O veneno estava em sua mente, na sua atitude, mas foi jogado fora e substituído pelo amor que passaste a dar a ela”.

Um comentário:

  1. Ao passar pela net afim de encontrar novos amigos e divulgar o meu blog, me deparei com o seu que muito admiro e lhe dou os parabéns, pois é daqueles blogs que gostaria que fizesse parte de meus amigos virtuais.
    Pois se desejar visite o Peregrino E Servo. Leia alguma coisa e se gostar siga, Saiba porém que sempre vou retribuir seguindo também o seu blog.
    Minhas cordiais saudações, e um obrigado.
    António Batalha.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/
    Se seguir não esqueça de deixar o seu Link.

    ResponderExcluir