segunda-feira, 30 de março de 2009

domingo, 29 de março de 2009

quinta-feira, 26 de março de 2009

Ver. Ouvir. Calar!


A arte de ensinar, em muitas salas de aulas, no Brasil, não passa de um passatempo econômico. Alunos fingem participar da falta de metodologia dos professores, para se dizerem bons alunos.

Se educar é dar “papinhas” para que não pese o pensar dos estudantes, então temos uma educação de primeiro escalão. Caem-se, assim, todos os estudos de pedagogos, teóricos da educação, psicólogos, etc.

Ir às aulas passa a ser uma tortura, para quem buscar ser um discípulo, encontram a decepção, mestres que não sabem ensinar, que não sabem discipular, e passam a ser “babás” da alfabetização.

Para educar é necessário querer estar preparado para tal. Tem que ser “apaixonado” pela arte de ensinar.

Homens e mulheres que se dispõe a educar com prazer está em raridade. Arte preciosa. Arte meticulosa.

Pena que sofremos com “múmias” ou pseudo-artistas que se dizem entendidos em coisas supérfluas, ou que se dispõe em enfrentar uma sala de aula, o fazem pelo lado econômico, ou por não ter sucesso no mundo do trabalho. Fazem assim, o papel de desestimulo para os futuros profissionais.

Com esses itens os alunos são obrigados a suportar pessoas decadentes, ou decepcionadas profissionalmente entre as cadeiras universitárias.

Quando se cobra, o aluno é rechaçado e “marcardo” como ovelha negra da turma ou faculdade. É prejudicado e obriga-se a apenas: Ver. Ouvir. Calar!

domingo, 22 de março de 2009

A Semana é...

Para um preso, menos 7 dias
Para os felizes, 7 motivos
Para os tristes, mais 7 dias
Para a esperança, 7 novas manhãs
Para a insônia, 7 longas noites
Para os sozinhos, 7 chances
Para os ausentes, 7 culpas
Para os empresários, 25% do mês
Para os economistas, 0,019 do ano
Para o pessimista, 7 riscos
Para o otimista, 7 oportunidades
Para a terra, 7 voltas
Para cumprir o prazo, pouco
Para criar o mundo, o suficiente
Para uma gripe, a cura
Para a história, nada
Para a vida....Tudo!
Faça de cada dia desta semana um dia especial!

Espero que todos tenham uma ótima semana...

Faça dela o que voce sonha...

sexta-feira, 20 de março de 2009

Sete Vidas


Sete Vidas Seven Pounds EUA, 2008 - 118 minDrama
Direção
: Gabriele Muccino
Roteiro
: Grant Nieporte
Elenco: Will Smith, Rosario Dawson, Woody Harrelson, Barry Pepper

SINOPSE

Drama emocional sobre homem que decide ajudar sete pessoas estranhas a mudarem suas vidas. Will Smith voltando a trabalhar com Gabriele Muccino, diretor de "À Procura da Felicidade".

----------------------------
Todo mundo, que vi por aí, critica este filme. Aqui não vou levar pela arte de Will Smith, o seu tipo de papel, mas sim faço minha análise pelo fato do roteiro ser questionador.

Estamos em uma fase que doar órgãos é um requisito médico, ou até mesmo, nos é pedido que façamos isto quando formos morrer. Porém, o grande questionamento é: "Será que quem vai ter os meus órgãos são pessoas idôneas"?

Não corremos atrás das pessoas que vamos fazer a doação, pois não sabemos quem serão, tudo corre em uma lista oculta que somente quem sabe, não sabe se vai estar vivo amanhã.

Doar é uma necessidade, é uma ajuda, porém, conhecer as pessoas que vão ser ajudadas deve ser algo que não vem muito a prejudicar a nossa decisão. Se isto acontecesse, creio que muita gente não poria seu corpo a disposição.

A dignidade das pessoas, que o autor Will Smith, busca em seus ajudados, é um fato que, creio eu, muita gente gostaria de fazer! Ajudar sem olhar, sem saber o que está se ajudando, muitas vezes deixa as pessoas com uma disconfiança, sendo assim, não o fazem.

A ciência poderia resolver tudo isto, se fosse permitido avanços biotecnológicos, por outro lado, brincar com o corpo humano, sei que é complicado. Não podemos virar mercado de órgãos, como vários livros de ficção retratam. Mas podemos ser conscientizadores da vida, da necessidade de ajudar e transformar o mundo.

A atitude do personagem é louvável. Tudo bem que ele faz isto por causa de um peso na consciência, mas tirando este detalhe, o morrer se torna algo que une e dá chances a outras pessoas continuarem seu caminho, seus sonhos, seus projetos, sua vida.

O filme, para eu, é ótimo! Assita, vale as lágrimas que caem!

segunda-feira, 16 de março de 2009

Frase da Semana

Bem, pela insistência em receber esta frase, achei legal colocá-la, aqui no meu blog. Uma frase simples, mas que tem muito de sabedoria e certeza. Espero que gostem dela também.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Coração de Tinta

SINOPSE: Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável - quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado 'Coração de tinta'. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.
-------------------------------
Opinião:
Leitura fácil, com um conteúdo muito criativo, cativante. É um livro que voce começa a ler e não quer mais parar... A criatividade do autor, de falar de um outro livro, onde os personagens toma vida, a partir da leitura feita por Mo, um homem que tem a capacidade de ler e dar vida real aos personagens.
A trama é muito bem montada, como uma aventura onde a realidade se mistura com a ficção, ou seria, a ficção se torna realidade, através dos personagens.
Atualmente, não temos muito a capacidade de imaginar, pois gostamos de tudo "mastigado", por meio da internet, da televisão. As histórias que lemos não nos remete a um universo que pode ser tornar real ao nosso lado.

Se a vida fosse igual a realidade, mesmo sabendo o fim dela, saberíamos, ou melhor, daríamos mais valor a aquilo que lemos e contamos, pois o universo da leitura, das frases, das letras, é um mundo que temos que parar, refletir e atualizar. Somente assim um livro vai ser, de fato, uma história que comove, realiza e diverte.

Vale a pena ler, pois a leitura dignifica a alma..

domingo, 8 de março de 2009

Mulheres com quem trabalho


Parabéns para vocês, nesta data especial... Não tenho como dar presentes, porém, posso homenageá-las sempre que eu puder...
Beijinhos...

Dia da Mulher - uma homenagem




Maria, Maria

Milton Nascimento

Composição: Milton Nascimento e Fernando Brant

Maria, Maria
É um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece
Viver e amar
Como outra qualquer
Do planeta

Maria, Maria
É o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que rí
Quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta

Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida....

Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria...

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida....

Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê
Hei! Hei! Hei! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê!...

Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria...

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho, sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida

Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê
Hei! Hei! Hei! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê!...

terça-feira, 3 de março de 2009

Assédio Sexual



SINOPSE: -


Tom Sanders é um pacato pai de família. Ele acredita na felicidade do seu casamento e na possibilidade de ascender na sua bem-sucedida carreira de executivo da DigiCom, uma empresa que desenvolve sistemas de computador. Justamente quando crê ter chegado a sua vez de ser diretor, descobre que foi escolhida uma mulher para o cargo, Meredith Johnson. Ele já a conhece, afinal, tiveram uma ligação no passado. Mas o que à primeira vista poderia parecer uma disputa meramente profissional, causada por uma reação machista, logo se transforma numa acusação de assédio sexual e num mistério a ser desvendado.


------------------------


Sei que pode ser um assunto muito antigo, quer dizer, um livro antigo, que até tem o filme. Mas como para conhecer, tem que ler.


Ganhei este livro recentemente. Achei-o fantástico. A escrita é firme, simples, de fácil compreensão, e com uma temática que nunca deixará de ser velha: O Assédio Sexual.


Hoje, não se está mais falando em assédio sexual, propriamente dito, mas fala-se muito de Assédio Moral. Como trabalho em uma livraria, este é um dos assuntos mais pesquisados pelos estudantes de direito que estão fazendo monografias. Eu, em 2008, ajudei um amigo a fazer o seu trabalho na área. Vi muitas características. Eu, particularmente, fiz muitos questionamentos. Por que este tipo de coisa não existia no passado? Por que tem que muitas pessoas sofrerem abusos para se tornar lei, algo que acaba com a moral da pessoa?


Não cheguei a uma resposta concreta, mas lendo o livro acima, percebi que tudo não passa de um interesse de poder, muitas vezes, pois o crime, propriamente dito, somente acontece quando há uma relação de poder. Isto é, o dominador sobrevalece ao subordinado. O medo de perder o poder. O medo de ser inferior. O medo de não conseguir dominar o outro. Faz com que a pessoa deixe de lado sua moral e busca a ter um situação de "reino animal", no qual, tem que mostrar quem manda, quem tem mais poder, quem tem que ser respeitado.


O problema de tudo isto é que as coisas quando vem à tona, tudo cai, o poder, o medo, a situação animalesca de ferocidade, de dominador. Porém, a pessoa afetada (dominado/subordinado) cai totalmente, e não há valor para apagar os conflitos, a psique, as marcas que ficaram.


Temos, ainda, que conscientizar as pessoas a denunciar este crime atroz. Temos que ser os amigos que apóiam estas pessoas a lutar pela sua dignidade, sua auto-confiança, seu valor.


Creio que somente assim, não veremos mais as coisas terríveis que acontecem na sociedade. Crianças sendo estupradas, menores grávidas, mulheres prisioneiras de seus amantes.

domingo, 1 de março de 2009

Pensamento Tibetano do Século VIII

Encontrado nas ruínas do antigo aposento do
Monge Raksheh Vilmiintuchy, Templo de Potala, Tibet.

Pensamento Tibetano do Século VIII:


'Tudo aquilo que algum filho da puta diz que é 'URGENTE', sempre é algo que algum imbecil deixou de fazer em tempo hábil e quer que você se foda para fazer em tempo recorde.'

(Raksheh Vilmiintuchy - Monge Tibetano)

Tudo bem... recebi via orkut este pensamento e penso que é muito atual, ainda.
Mas podemos fazer algo para que não seja atual, quer dizer, o destino das pessoas não é este, tudo pode ser mudado... Porém, não posso dizer até que ponto este pensamento foi encontrado, ou se fez ser encontrado...