sábado, 11 de julho de 2009

O Doador

Terminei de ler este livro, ontem a noite, sexta-feira (10/07). Uma leitura instigante. Ela faz a gente pensar muito no que fazemos no dia-a-dia.

A história conta sobre um menino que morava num mundo totalmente protegido, sem sentimentos, cores, neve, frio, calor. Viviam apenas a Mesmice da vida, sob proteção científica. Cheio de regras e uma organização impecável.

Este menino foi escolhido para ser o Recebedor. Aquele que receberia de um ancião toda a história do passado. As frustrações, alegrias, dores, sensações, guerras, medos, ternura, o verdadeiro sentido de família. Já que este sentimento último era algo mecânico. Pois as crianças eram criadas em lugares próprios e designada a uma unidade familiar quando estivesse preparada para não da problemas ao casal que os receberia.

Histórias assim vemos em todos os lugares ou livros. Mas este trás algo interessante por querer ir além. O garoto começa a questionar tudo. Ver uma nova possibilidade de fazer algo novo. Sair da Mesmice.

O Doador (transmissor das lembranças) junto com o garoto, ou através dos questionamentos do garoto, começa a perceber que poderia haver uma mudança. O passado não é algo terrivel. O sentimentos não são sensações mecânicas.

Quantas vezes a gente ouve ideias de que podemos mudar algo e não temos a coragem de faze-lo? É isto que o livro trás. Mesmo sabendo das dificuldades que mudar faz, mas não custa tentar. Porém, lembra, o livro, que para tudo há consequências que temos que assumir com coragem. Até as nossas últimas forças.

Eu recomendo, leiam. Ler faz bem a alma. Ler nos ajuda descobrir que o mundo é uma possibilidade que faz a gente sonhar, mesmo que temos que sair da nossa mesmice.

Um comentário:

  1. Recomendado e aprovado com sucesso!
    Achei muitíssimo interessante o que relatou sobre esse livro, o que trás na realidade história de "vida". Fazer acontecer, é o certo, consequencias acontecerão, sendo boas ou não, o que devemos é tentar e mudar.
    Parabéns pelo post.
    Abraços

    ResponderExcluir