sábado, 9 de abril de 2011

A literatura infanto-juvenil: seu grande dia

No calendário civil, hoje, dois de abril, é o dia da Literatura Infanto-Juvenil. Porém, um pouco esquecido nas escolas por causa dos preços dos livros não serem acessíveis a toda população.

Longe de vermos as crianças com uma obra literária nas mãos, ainda tem muitas pessoas que buscam este tipo de literatura como uma forma de viajar pelo tempo, espaço e fantasia.

A Literatura Infanto-Juvenil nasceu do impulso dos homens de contar histórias. Normalmente, para guardar uma lembrança de um fato (memória), ou de uma tradição, transmitir valores, até mesmo, responder perguntas difíceis. Com este impulso o foco das histórias começou a ser as crianças. Elas são aqueles que vão perpetuar cada palavra dita.

Uma forma que encontramos este tipo de tradição são os mitos contados de geração em geração. Segundo Cristiane de Oliveira, em seu artigo: “A literatura infantil”, diz que: “Não há povo que não se orgulhe de suas histórias, tradições e lendas, pois são a expressão de sua cultura e devem ser preservadas. Concentra-se aqui a íntima relação entre a literatura e a oralidade”.

Pode-se encontrar histórias que passaram gerações e ainda motivam a criação de filmes, jogos de computador, etc. Os personagens aparecem como sonhos, encantamento. Exemplo: Ali Babá e os quarenta ladrões; Aladim e a lâmpada mágica; Sansão e Dalila; Os deuses do olimpo.

É por meio destas histórias que a criatividade de inventar novas narrativas, novos personagens, começam a ganhar espaço na mídia. Cada palavra, cada frase ou personagem, pode comover, fazer os olhos brilharem, remeter à infância, sonhar com o futuro.

Encontramos nos personagens um pouco daquilo que sonhamos quando criança e que desejaríamos ser enquanto adultos. Cristiane de Oliveira diz ainda: “A autêntica literatura infantil não deve ser feita essencialmente com intenção pedagógica, didática ou para incentivar hábito de leitura. Este tipo de texto deve ser produzido pela criança que há em cada um de nós. Assim o poder de cativar esse público tão exigente e importante aparece”.

Por isso contar histórias é uma forma de alimentar a criatividade. Pois elas servem para todas as idades. O segredo da literatura infanto-juvenil está em trabalhar o imaginário e a fantasia.

Leia na íntegra o artigo da autora CRISTIANE DE OLIVEIRA. “A LITERATURA INFANTIL” [online]. Disponível na internet via WWW URL: http://graudez.com.br/litinf/origens.htm – Capturado em 2/4/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário