quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O Menino do Pijama Listrado

SINOPSE:
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. 'O menino do pijama listrado' é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

----------------------------

Assisti neste carnaval a este filme. A simplicidade de mostrar o que é a amizade é muito bem ilustrada. A inocência das crianças em mostrar que o mundo que vivem não é uma realidade definitiva e que pode ser mudada, mesmo tendo uma cerca que os impede de viver aventuras. As realidades são diferentes, um judeu outro filho de militar nazista, ambos fazem deste cenário um mundo a parte.

Conhecer novas realidades, novos mundos, é na verdade, ultrapassar portas, pular janelas, para se sentir livre, ser um explorador daquilo que nos é proibido, ou que está em nossos olhos.

Se a amizade entre duas crianças pudesse mudar o mundo, seriamos mais felizes para viver a vida inteira. Não teríamos medo de sair, de voar, de andar pelas ruas, de ir além dos limites que são impostos a cada um, de diversas formas.

Este filme ganhou pouco prestígio, porém, digo que ele é um filme que todos deveriam assistir para aprender com a inocência das crianças o que é ser um explorador e o que é ser amigo. Mesmo que um deles errem por medo dos adultos, mas a fidelidade, o arrependimento pode transformar.

Não faltou coragem para nenhum dos dois. Porém, o mundo que vivemos nos tira a coragem de acreditar nas coisas, nos outros, na vida, muitas vezes.

Espero que possamos ser crianças sempre, para cruzar as cercas do mundo e se aventurar no obscuro.

Vale a pena assistir.

Um comentário: